top of page

O mito da água com limão em jejum

O benefício de beber água com limão em jejum é apenas mais um mito entre tantos, muito enraizado nas correntes naturalistas da medicina e nutrição. A verdade é que na ausência de estudos que refutem ou comprovem os alegados benefícios ficamos um pouco à deriva e permeáveis à pseudociência. Aí temos de apelar à lógica, espirito crítico e um pouco de senso comum. Tão pouco comum hoje em dia...


Na imagem tentei resumir uma análise aos alegados efeitos da água com limão, que vão desde a alcalinização à perda de peso, até aos benefícios digestivos e nos sintomas de gastrite e refluxo esofágico. 

Quanto ao primeiro, uma nota. O potencial ácido ou alcalino de um alimento é dado pelo seu NAE (net acid excretion) ou PRAL (potencial renal acid load), propriedades que apenas se manifestam após assimilação e dadas pelo equilíbrio entre os aniões que geram ácidos e catiões de potencial alcalino. O limão tem de facto um PRAL<0, alcalino, mas o sumo de meio (<5mL) diluído nos >10 litros de fluidos corporais extracelulares faz uma diferença que nem imaginas… Nenhuma! O pH da urina é sim influenciado pelo PRAL. Varia para que o pH dos fluídos, sangue incluído, se possa manter dentro dos limites fisiológicos (7,35-7,45), pois os rins são em conjunto com os pulmões os órgãos que garantem o apertado equilíbrio ácido-base. O limão é ácido, ponto final. Ele não cai no estômago e fica alcalino por artes mágicas, e é por isso que muitas pessoas com lesões gastroesofágicas sentem desconforto com citrinos em geral. 


No entanto, a acidez intra-gástrica aumenta a produção de prostaglandinas que exercem um efeito protector ao reduzir a produção de HCl, mas principalmente por estimular a de bicarbonato e muco, aumentando a irrigação sanguínea no estômago e reduzindo a permeabilidade do epitélio. Apesar da acidez, o limão pode assim aliviar os sintomas gástricos e de refluxo em alguns casos como relatado, mas não se tratando de uma prática recomendada pela maioria dos especialistas na presença de lesão e inflamação. Embora sumo de 1/2 limão pouco altere o pH da água ao ponto de agredir a mucosa, algumas possas podem experienciar exacerbação dos sintomas. 


Se gostares e te sentires bem, tudo certo. Mas não esperando nada de especial. E quanto à Vitamina C, nem 30% da DDR tem...




0 comentário

Comments


bottom of page